Aulas de Violino

JOVENS E ADULTOS

O ECAI oferece aulas de violino em grupo para adultos e jovens a partir de 15 anos, segundas-feiras, em duas turmas: às 18h30 e 20h.

A abordagem utilizada é o Método Suzuki, porém com um repertório livre, não limitado às músicas definidas no método.

A proposta é mesclar músicas tradicionais (principalmente brasileiras, mas também de outros locais) com as músicas do método. Dessa forma, um ponto importante da filosofia Suzuki será fomentada: o aprendizado das músicas primeiro pela audição repetida. A utilização de músicas que estão no dia-a-dia das pessoas facilita de sobremaneira a compreensão da música e a capacidade de reproduzi-la em um instrumento.

Além disso, serão incluídos aspectos importantes de técnica, tais como exercícios para desenvolvimento da pegada do arco, forma da mão esquerda, dedilhados, mudança de posição e demais aspectos importantes para uma melhor performance do instrumento. Esse complemento será feito por meio de métodos consagrados.

SOBRE O PROFESSOR
Frederico Paegle (foto), iniciou cedo seus estudos de violino, e ainda jovem integrou a Camerata Suzuki do Brasil, a Orquestra Sinfônica Juvenil do Mercosul, a Orquestra Junior da UFPR, Orquestra Juvenil da UFPR, Orquestra de Câmara de Blumenau e Orquestra de Câmara da PUC-PR, com as quais se apresentou no Brasil, Irlanda e Argentina.

Fez parte do grupo curitibano Los Diaños, quando entrou no universo do violino popular, utilizando-se da técnica e experiência de formação clássica para desenvolver a interpretação mais livre do rock alternativo e da música brasileira. Com esta banda, realizou apresentações em festivais nacionais de destaque como Goiânia Noise e PsychoCarnival e em diversas cidades brasileiras. Em 2010, formou o grupo “Os Transtornados do Ritmo Antigo” no qual, além de violinista, compôs diversas músicas e se apresentou nos festivais Psicodália e Abril Pro Rock. Também realizou apresentações com o grupo Confraria da Costa.

Mudou-se para Brasília em 2017, onde desenvolveu a técnica de violino popular cursando aulas com o violinista Nicolas Krassik. Recentemente apresentou workshop de violino e rabeca no Instituto Sociocultural Arte Mambembe em São José do Egito (PE) no Vale do Pageú, conhecido como o berço imortal da poesia popular.

Nesse mesmo ano, na musica clássica, fez apresentações com a  Orquestra Filarmônica SCAR (Jaraguá do Sul), W3 Filarmônica (Brasilia) e Orquestra Filarmônica de Curitiba.

No ano de 2018 realizou uma temporada de estudos de jazz no Canadá, com Howard Rees e  Lenny Solomon, este considerado o principal violinista do estilo do país.

Atualmente é spalla da W3 Filarmônica (Brasília/DF), professor de violino na Escola de Choro Raphael Rabello, com apresentações em diversas rodas de choro na cidade de Brasília e frequenta aulas com o violinista de jazz estadunidense Zach Brock, além do violinista clássico curitibano Winston Ramalho.

Além de graduado em Engenharia mecânica, possui pós-graduação em Gerenciamento de Projetos.

Serviço:
Aulas de Violino no ECAI
Segundas-feiras, 18h30 ou 20h – adultos e jovens a partir de 15 anos
Local: Espaço Cultural Alexandre Innecco. Clique AQUI para saber como chegar.

InvestimentoR$249/mês (este é o investimento mensal para todos os alunos, mesmo os sócios do Clube ECAI Prata e Ouro. Por ser instrução musical com número limitadíssimo de alunos por turma, não temos como ter preço diferenciado para os sócios.)

Interessou-se? Então copie e cole a seguinte frase no formulário de email contido nesta página: “Estou interessado(a) na turma de violino do ECAI e gostaria de ser contatado(a) pelo professor para saber detalhes.”  Você será contatado(a) brevemente. Use também o formulário abaixo para qualquer dúvida.

alexandreinneccoViolino